Piracicaba, 15 – Os brasileiros estão, aos poucos, retomando os hábitos de consumo deixados de lado nos últimos anos – período em que substituíram (ou cortaram) produtos da lista de compras, por outros mais baratos. Uma pesquisa da Kantar Worldpanel, empresa especializada em análise do comportamento dos compradores, revela que, com a diminuição da inflação e a ligeira reação do mercado de trabalho no País, itens como batata congelada, manteiga, requeijão e azeite voltaram para as cestas de compras dos consumidores em 2017.
Outros itens, como massa fresca, adoçante, água mineral, escova dental e shampoo também registraram resultados positivos. Mas, apesar dos novos compradores e do crescimento em volume e valor, essas categorias têm, agora, o desafio de aumentar sua frequência.
BOA NOTÍCIA PARA OS HF’S – Segundo a pesquisa, a batata congelada registrou crescimento de 2,7 pontos percentuais, atingindo mais de 1,4 milhão de novos domicílios no ano passado – os dados se referem aos 12 meses terminados em novembro de 2017 com o mesmo período de 2016.
Um estudo da Hortifruti Brasil sobre o setor de batata no País, publicado na edição de outubro/17, indica que para o varejo (supermercados em geral), a perspectiva é de faturamento positivo nos próximos anos, tanto para a batata congelada como para o segmento de chips. Segundo a Euromonitor, o segmento do produto congelado nos supermercados deve alcançar R$ 600 milhões em 2021, alta de 16% sobre 2017.
Fonte: kantarworldpanel.com e Euromonitor