Piracicaba, 09 – O período de isolamento social, devido à pandemia de covid-19, praticamente passou no Brasil e, agora, inicia-se a consolidação do distanciamento social, com maior flexibilização e programação para reabertura de bares e restaurantes. Mas, o que isso significa para o setor de hortifrúti?
Em termos de oportunidades, o produtor de frutas e hortaliças pode aproveitar este momento em que a população está mais consciente sobre a importância dos hábitos saudáveis e conectada (disposta a utilizar novos canais de comercialização), para se aproximar de seu consumidor! Confira outras oportunidades, apresentadas na edição de agosto da revista Hortifruti Brasil:
Produtores que comercializam diretamente com supermercados e hipermercados devem ter maior facilidade de escoamento da produção;
Frutas e hortaliças com preços mais acessíveis e com facilidade no preparo devem ser as preferidas pelos consumidores neste semestre;
Alimentos frescos podem se beneficiar com a maior demanda por produtos naturais, menos industrializados e com apelo saudável;
Há grandes oportunidades na venda eletrônica de frutas e hortaliças frescas, diante de um consumidor cada vez mais conectado;
HF's certificados com Boas Práticas de Produção/Sustentáveis podem ter maior apelo, devido à sensibilidade da população ao fator saúde.
Já quanto aos desafios, produtores devem continuar atentos à restrição da renda da população e do funcionamento de alguns canais (como escolas e restaurantes), o que ainda deve limitar o escoamento de HF's fora de padrão, principalmente em momentos de maior oferta.
Para conferir os demais desafios ao setor de HF no pós-isolamento, acesse a edição de agosto da Hortifruti Brasil, clicando aqui.
Fonte: hfbrasil.org.br