Piracicaba, 31 – No dia 30 de agosto, aconteceu o The Brazil Conference & Expo, realizado pela Internacional Fresh Produce Association (IPFA) – o primeiro após o anúncio da aliança entre a PMA (Produce Marketing Association) e a United Fresh, entidades globais que representavam a indústria de FFLV e o primeiro após o início da pandemia de covid-19.
Analistas e pesquisadoras da Hortifruti Brasil participaram do evento, conferiram as palestras e workshops, visitaram a exposição, encontraram colaboradores e amigos e também entrevistaram e gravaram vídeos com importantes agentes da cadeia de frutas e hortaliças para a produção de matérias para a revista Hortifruti Brasil e vídeos (em breve no site e nas redes sociais, aguarde!)
Nas duas sessões de palestras, realizadas pela manhã, Elena Ozeritskaya, da Fresh Insight, compartilhou o que há de novo no mercado “do campo ao garfo”, com os desejos do consumidor e o que esperar do futuro. Alessandra Fajardo, especialista em agronomia e que representa a Bayer em associações e comitês, mostrou os desafios da sustentabilidade de toda a cadeia produtiva, com destaque para a falta de água, problemas logísticos, perdas e desperdícios de alimentos.
Também promovidos pelas duas palestrantes, nos workshops realizados à tarde, os participantes se dividiram em equipes para discutir e levantar ideias sobre como engajar consumidores e melhorar a experiência do food service e apresentar soluções para os desafios climáticos da cadeia, economizar água e evitar perdas e desperdícios de alimentos.
Na exposição, as mais de 100 marcas e empresas mostraram as novidades em seu portfólio em termos de alimentos, embalagens e tecnologias, além dos produtos convencionais, mas em versão orgânica. Outro destaque foi “a prima da Alexa”, a Annie, da ActivaiD, a robô totem que é um canal de comunicação com o cliente e que interagia com os visitantes. A robô é capaz de detectar pessoas e sugerir os melhores produtos para o cliente, além de oferecer outras funcionalidades para o varejo, como detectar rupturas em gôndolas e restaurantes e alertar funcionários sobre a reposição de produtos, por exemplo.
O The Brazil Conference & Expo proporcionou à equipe da HF uma conexão com todos os elos da cadeia de frutas e hortaliças, expandiu a visão do tamanho que é o setor de FFLV e estreitou a parceria com os colaboradores. Veja na galeria e abaixo as fotos do que a equipe Hortifruti/Cepea conferiu no evento.
Sobre a IFPA – A International Fresh Produce Association (IFPA) é a maior e mais diversa associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos e a primeira a defender os interesses e apoiar os associados da indústria de produtos frescos e florais. O público-alvo dos eventos da IFPA é formado por produtores, exportadores, importadores, atacadistas, varejistas, empresários do canal de food service, representantes de entidades de classe, autoridades do governo, influenciadores, imprensa especializada e fornecedores de soluções e serviços – para cultivo, processamento, embalagem, movimentação, comercialização e outras necessidades.
Para ficar por dentro dos próximos eventos da IFPA, acesse o site freshproduce.com.
Valeska Oliveira, country manager da IFPA, durante as palestras.
Gravação de depoimentos com Paula Dantas, da Agrodan...
.... Edson Trebeschi, da Trebeschi...
... e Giampaolo Buso, da Paripassu.
Mariana Cout trocando uma ideia com a Annie, a robô totem.
Com Alessandra Fajardo (a terceira, da direita para a esquerda), uma das palestrantes.
Com José Roberto Prado, da Itaueira.
Marcela colocando o papo em dia com o Sávio, da NorteFrut.
Fonte: hfbrasil.org.br e freshproduce.com