Piracicaba, 11 – Há meses, especialistas em clima alertavam: o El Niño deve acontecer no verão de 2019, mesmo que em fraca intensidade. Contudo, até a publicação da edição de fevereiro da revista Hortifruti Brasil, o fenômeno ainda não havia se configurado.
Agora, em seu último relatório mensal (de março), o NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), órgão do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, confirmou: com o aquecimento das águas do pacífico neste início de 2019, estamos sob efeito de El Niño. O fenômeno é caracterizado por provocar chuvas acima da média no Sul do País, mas diminuição nas regiões Norte e Nordeste.
Especialistas consultados pelo Hortifruti/Cepea afirmam que os impactos do El Niño não devem se assemelhar ao ocorrido em 2015 e 2016 (quando gerou grandes perdas para os setores de frutas e hortaliças no Brasil e no mundo). No entanto, produtores ainda devem se atentar aos possíveis efeitos do clima, mesmo que amenos, em suas produções.
Quer saber como o fenômeno poderia influenciar nas 13 culturas acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea? Confira todos os dados na revista Hortifruti Brasil e no HF Brasil Entrevista, clicando aqui e aqui.
Fonte: NOAA e Hortifruti Brasil