Piracicaba, 17 – Ocupando a 3ª posição no ranking dos maiores produtores mundiais de frutas, o Brasil pode ter o apoio do governo no que se refere às políticas e estratégias de ação para o setor nos próximos anos.
Com o objetivo de avançar na qualidade da produção, aumentar o consumo interno de frutas e otimizar o volume destinado ao mercado externo, o Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura, criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – com previsão de lançamento para o próximo mês – já vislumbra melhor posição para o Brasil entre os exportadores de frutas. Atualmente, o País está na 23ª colocação.
Como reportado pela Revista Hortifruti Brasil, na edição de novembro/17, a demanda externa (sobretudo na Europa) por frutas produzidas no Brasil é crescente. Contudo, a ausência de estratégias e políticas internas poderia ameaçar o mercado nacional frente aos grandes concorrentes, dificultando a obtenção de resultados ainda mais positivos e o aumento da competitividade.
Com isso, o assessor da Secretaria-Executiva do Mapa, Ricardo Cavalcanti, aponta que a adoção de políticas de médio e longo prazos, compreendendo parceria público-privada em conexão com as demandas de mercado, poderiam minimizar esses impactos. Ainda conforme o assessor, se consideradas apenas as frutas frescas, os avanços dos últimos 15 anos, alcançados pelas exportações brasileiras, são pouco expressivos.
A fruticultura brasileira é uma das mais diversificadas do mundo, com expressiva geração de empregos no campo, na agroindústria, em toda a cadeia produtiva, no agroturismo e na esfera de fornecedores de insumos e serviços, além da renda nos mercados interno e externo.
Em 2017, as exportações brasileiras somaram 784 mil toneladas de frutas, com receita de US$ 852 milhões, segundo notícia publicada pelo Mapa. Apesar dos bons resultados, a adoção da Política Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura pode subsidiar as apostas positivas da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados) para 2019: alcançar a meta de US$ 1 bilhão com envios de frutas ao exterior.
Fonte: Mapa e Abrafrutas