Piracicaba, 31 – A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) aponta que um terço da produção mundial de alimentos é perdida ou desperdiçada anualmente. No caso dos hortifrútis, o descarte está bastante atrelado à aparência do produto – que, quando abaixo dos padrões demandados pelo mercado, perdem valor comercial (mesmo que o valor nutricional seja o mesmo de suas versões com formato, cor e calibre tradicionalmente desejados pelos consumidores).
Assim, no intuito de minimizar este desperdício, uma rede varejista de alimentos canadense, a Loblaws, ampliou sua gama de produtos da linha Naturally Imperfect (naturalmente imperfeito), lançada em 2015 e comercializada em lojas selecionadas do Canadá. Agora, além do produto in natura, a marca disponibiliza pacotes com frutas "feias" congeladas, como bagas, mirtilo, manga e morango.
A expansão se deu após a resposta positiva dos clientes à linha – que custa até 30% menos do que os de padrão tradicional e oferece frutas e hortaliças que, embora sejam menores ou ligeiramente deformadas, apresentam os mesmos benefícios dos produtos regulares.
Esta questão de desperdício e perda de alimentos por conta do aspecto visual foi abordada pela revista Hortifruti Brasil na edição de agosto/15, “A Vez dos HFs Feios!”, que também analisou campanhas mundiais de incentivo ao consumo destes hortifrútis. Quer saber mais? Acesse: https://www.hfbrasil.org.br/br/revista/acessar/a-vez-dos-hfs-feios.aspx
Fonte: www.progressivegrocer.com e hfbrasil.org.br