Piracicaba, 1° – Ao perceber o potencial do mercado Chinês, que vem aumentando o volume de importação de frutas nos últimos anos, a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), busca desenvolver um acordo para promover a comercialização entre os países.
Com aumento das vendas on-line na China, o consumo de frutas está crescendo no país, segundo a Comex Brasil. Assim, a expectativa é de que o consumo de frutas pelos chineses continue se elevando até 2019 – em sua maioria, do produto in natura.
As principais frutas consumidas na China são melão (45%) e banana (5,8%), mas existem oportunidades na crescente demanda por limões (tanto para consumo in natura quanto para a indústria), assim como no mercado de frutas exóticas. Esta última, facilitada pelas compras on-line – o que também vem incentivando pequenas, médias e grandes empresas a oferecer um maior portfólio de frutas importadas.
Assim, com o potencial do mercado chinês, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) já discute com o órgão responsável, questões como os padrões de qualidade necessários para as exportações de alimentos. Será que os sites chineses estarão comercializando frutas brasileiras em breve?
Fonte: Fresh Plaza