Piracicaba, 12 – Um artigo publicado no Estadão no último dia 06 mostrou que alguns alimentos oferecem benefícios para um cérebro em processo de envelhecimento. E, como era de se esperar, muitos deles fazem parte do grupo das frutas e hortaliças! Inclusive, estudiosos também relacionam artérias saudáveis ao menor risco de demência.
Duas dietas em particular, a mediterrânea e a MIND (que incentiva o consumo de produtos frescos, legumes, nozes, peixes, grãos integrais e azeite) demonstraram, em estudos científicos, um risco 30% a 35% menor de comprometimento cognitivo.
As folhas verdes são um importante exemplo de alimentos “amigos do cérebro”, já que têm muitos nutrientes e fibras, havendo evidências sólidas de estarem relacionadas a um declínio cognitivo mais lento. Frutas e legumes coloridos também são amigos do desenvolvimento cerebral: dietas ricas em flavonoides (substâncias naturais encontradas em frutas e vegetais coloridos, chocolate e vinho) eram menos propensas a relatar sinais de envelhecimento cognitivo.
É sempre importante lembrar que não existem alimentos milagrosos. Mas é ainda mais importante e, principalmente, bom para a saúde, consumir frutas e vegetais. Que tal ir à feira ou ao supermercado e abastecer a geladeira com HFs?
Fonte: Estadão