Holambra, 22 - Neste primeiro dia da 27a Hortitec 2022, a equipe Hortifruti/Brasil reuniu, com mediação da professora da Esalq/USP Margarete Boteon, Nelson Mallmann e Manoel Oliveira, do Ibrahort/CNTM (Comissão Nacional do Tomate de Mesa) para um bate-papo ao vivo na Sala do Produtor, que tem patrocínio da Basf. A conversa abordou os desafios e o futuro da tomaticultura.
Na live, Oliveira e Mallmann ressaltaram a importância do diagnóstico do estudo feito pelo Hortifruti/Cepea, que possibilitou mensurar por completo a cultura. “Ainda há muito o que fazer quanto à questão da informação no setor, não só no tomate, mas na horticultura como um todo”, comenta Mallmann.
Um desafio indicado pelos convidados na live é a redução do consumo do fruto nos últimos anos. “Temos que olhar sempre para o consumidor, mas, para isso, precisamos garantir boas práticas dentro da porteira e, assim, garantir um produto saudável”, indica Mallmann.
Ao fazer uma projeção para os próximos 20 anos, o Ibrahort reforça que é necessário trabalhar sempre na integração de todos os agentes da cadeia, para que compartilhem aprendizado com outros produtores e busquem sempre a profissionalização.
Para conferir o bate-papo completo entre a HF Brasil e o Ibrahort, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ig1IWXFz9z4
Fonte: hfbrasil.org.br