Piracicaba, 18 – A Apas Show, uma das principais feiras de alimentos, bebidas, mercearia, FLV, higiene e limpeza do mundo, voltou a ocorrer nesta semana, de 16 a 19 de maio, na Expo Center Norte, em São Paulo. O evento retorna em sua 36ª edição após dois anos de paralisação por conta da pandemia e apresenta seu novo conceito “Além de Alimentos”, reafirmando seu posicionamento com um evento que também inclui tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos, startups e muito mais. Paralelamente à feira, houve também o Congresso de Gestão em formato híbrido, com transmissão on-line.
A Apas Show é uma grande oportunidade para que fornecedores da cadeia de abastecimento apresentem suas novidades, lancem produtores e fechem negócios. Promove o relacionamento, experiências, conhecimento e grandes negócios entre empresários e executivos do setor. Em vista desse networking, a equipe da HF Brasil, Daiana Braga, Marcela Barbieri e Marina Marangon foram ao evento, encontraram colaboradores do Hortifruti/Cepea e conferiram as novidades que envolvem o setor de frutas e hortaliças. Embalagens sustentáveis, praticidade e produtos plant-based (feitos à base de plantas) são grandes apostas (e uma realidade!) que envolvem o setor de HF, que já vem se consolidando, sobretudo na pandemia. Veja a seguir alguns lançamentos.
A Nestlé apresenta sua linha de leite condensado com leite vegetal e zero lactose, feito à base de arroz e coco. A linha Nature’s Heart da marca inclui leite feito de aveia, amêndoas, arroz, pó para o preparo de bebidas e snacks, todos com ingredientes vegetais.
A McCain aumenta seu portfólio com a batata pré-frita congelada especial para fritadeira elétrica (airfryer). A variedade da batata não interfere, porém é “banho de amido” que ela se submete para que ela “frite” mais rápido e fique mais crocante. Destaca-se também a nova linha de aperitivos Pickers, que são fáceis de preparar e servir, e contam com batatas temperadas, anéis de cebola, bolinho de mandioca, entre outras - mostrando que a tendência de “quanto mais pronto para o consumo, melhor” está crescendo.
A Americanas.com também estava presente no evento, divulgando sobretudo o Americanas Mercado, braço de entrega de alimentos. A empresa faz parceria com várias redes varejistas para a entrega de alimentos, inclusive de frutas e hortaliças já embaladas. Segundo representantes da empresa, a modalidade delivery do Americanas Mercado subiu expressivos 1.300% na pandemia, porém, com o retorno do “novo normal” mais próximo do que era antes do isolamento social, com as pessoas voltando às compras presenciais, as entregas caíram. Porém, o delivery caiu no gosto de muitos consumidores, que até então não eram acostumados a comprar alimentos nesta modalidade e que devem continuar adotando-a.
Aumentando sua gama de produtos feitos de tomate, a Cepêra lança sua linha de molhos de tomate em caixinha, como o tomate ao natural e com mini almôndegas e uma linha infantil com adição de vitaminas. A marca também apresenta frutas em conserva, como abacaxi, ameixa, figo e cereja. A Italac aposta em molhos prontos em caixinhas com tampa, em embalagens de 200 ml.
A Itaueira, que tem o famoso melão de redinha, o Melão Rei, lança na Apas Show os sucos prontos para beber, feitos de manga, cajuína e beterraba, 100% naturais e sem adição de açúcar, atendendo o consumidor que tem procurado mais alimentos naturais e saudáveis. A empresa também investe na produção de mel, que é uma atividade secundária da fruticultura, visto que as abelhas são importantes para a polinização.
A Tomates Mallmann investe em produtos sustentáveis e orgânicos, com tomates produzidos em cultivo protegido. Dentre as novidades, estão o diferentão Tomate Brown, Tomate Rama e o MixGrape.
Trazendo praticidade para quem cozinha em casa, a empresa Trebeschi aumenta sua gama de produtos prontos para consumir com a batata-doce e a mandioca branca à vácuo - bastam dois minutos para aquecer e já estão prontas. Além disso, trazem os molhos prontos para o consumo, como o pomodoro orgânico e o passata orgânico, buscando uma produção sustentável e orgânica para alguns produtos.
OPÇÕES À BASE DE VEGETAIS: Cada vez mais empresas estão apostando em produtos prontos à base de vegetais, em substituição à proteína animal. Essa é uma realidade já bastante comentada na revista Hortifruti Brasil nos últimos anos e, pelo jeito, só tende a crescer. Na categoria de manteigas, a Doriana, do grupo JBS, acaba de lançar a Doriana Plant Butter, sem adição de leite e gordura trans em sua composição. A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, apresenta a linha PlantPlus Foods com quatro produtos à base de plantas: hambúrgueres sabores picanha e costela (itens inéditos no segmento), frango desfiado e linguiça toscana. Essa é a primeira extensão de linha da marca, lançada ao varejo há um ano e focada em alimentos 100% à base de plantas.
EMBALAGENS: Com foco em sustentabilidade, a marca de bebidas Natural One lança nova embalagem em PET 100% reciclado no Brasil. A empresa utiliza embalagens fabricadas em resina PET PCR (resina pós-consumo reciclada), se tornando pioneira no segmento de sucos naturais na utilização de plástico 100% reciclado em suas garrafas no Brasil. A embalagem especial chega ao mercado inicialmente nos sucos naturais Laranja e Uva refrigerados de 1,5 litro. O objetivo da marca para os próximos cinco anos é que todo o portfólio seja envazado neste material, com a mesma segurança e qualidade.
RASTREABILIDADE: No segmento do código de barras, a GS1 (Associação Brasileira de Automação), que desenvolve padrões globais para uma comunicação empresarial eficiente, colaborando para o processo de automação das cadeias de suprimentos, desde a matéria-prima até o consumidor final, ???lança o código de barras linear, o Código 2D. Para o varejista, o código 2D facilita o controle de estoque, garante segurança na hora da compra, traz agilidade de leitura e gestão da data de validade e ajuda na prevenção de perdas, principalmente em produtos perecíveis. Já os consumidores poderão ter acesso mais rápido e completo às informações do produto, gerando mais identificação e fidelização.
Fontes: Assessorias de imprensa, Apas Show e Hortifruti Brasil.
Fonte: hfbrasil.org.br