×
Maio 18, 2022
HORTIFRUTI/CEPEA: HF Brasil visita a Apas Show, maior feira de alimentos e bebidas do País
Praticidade, embalagens e plant-based são tendências que envolvem o setor de HF

Por Daiana Braga, Marcela Barbieri e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: HF Brasil visita a Apas Show, maior feira de alimentos e bebidas do País Ver fotos

Piracicaba, 18 – A Apas Show, uma das principais feiras de alimentos, bebidas, mercearia, FLV, higiene e limpeza do mundo, voltou a ocorrer nesta semana, de 16 a 19 de maio, na Expo Center Norte, em São Paulo. O evento retorna em sua 36ª edição após dois anos de paralisação por conta da pandemia e apresenta seu novo conceito “Além de Alimentos”, reafirmando seu posicionamento com um evento que também inclui tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos, startups e muito mais. Paralelamente à feira, houve também o Congresso de Gestão em formato híbrido, com transmissão on-line.

A Apas Show é uma grande oportunidade para que fornecedores da cadeia de abastecimento apresentem suas novidades, lancem produtores e fechem negócios. Promove o relacionamento, experiências, conhecimento e grandes negócios entre empresários e executivos do setor. Em vista desse networking, a equipe da HF Brasil, Daiana Braga, Marcela Barbieri e Marina Marangon foram ao evento, encontraram colaboradores do Hortifruti/Cepea e conferiram as novidades que envolvem o setor de frutas e hortaliças. Embalagens sustentáveis, praticidade e produtos plant-based (feitos à base de plantas) são grandes apostas (e uma realidade!) que envolvem o setor de HF, que já vem se consolidando, sobretudo na pandemia. Veja a seguir alguns lançamentos.

 

 

A Nestlé apresenta sua linha de leite condensado com leite vegetal e zero lactose, feito à base de arroz e coco. A linha Nature’s Heart da marca inclui leite feito de aveia, amêndoas, arroz, pó para o preparo de bebidas e snacks, todos com ingredientes vegetais.

 

  

A McCain aumenta seu portfólio com a batata pré-frita congelada especial para fritadeira elétrica (airfryer). A variedade da batata não interfere, porém é “banho de amido” que ela se submete para que ela “frite” mais rápido e fique mais crocante. Destaca-se também a nova linha de aperitivos Pickers, que são fáceis de preparar e servir, e contam com batatas temperadas, anéis de cebola, bolinho de mandioca, entre outras - mostrando que a tendência de “quanto mais pronto para o consumo, melhor” está crescendo.

 

  

A Americanas.com também estava presente no evento, divulgando sobretudo o Americanas Mercado, braço de entrega de alimentos. A empresa faz parceria com várias redes varejistas para a entrega de alimentos, inclusive de frutas e hortaliças já embaladas. Segundo representantes da empresa, a modalidade delivery do Americanas Mercado subiu expressivos 1.300% na pandemia, porém, com o retorno do “novo normal” mais próximo do que era antes do isolamento social, com as pessoas voltando às compras presenciais, as entregas caíram. Porém, o delivery caiu no gosto de muitos consumidores, que até então não eram acostumados a comprar alimentos nesta modalidade e que devem continuar adotando-a. 

 

  

Aumentando sua gama de produtos feitos de tomate, a Cepêra lança sua linha de molhos de tomate em caixinha, como o tomate ao natural e com mini almôndegas e uma linha infantil com adição de vitaminas. A marca também apresenta frutas em conserva, como abacaxi, ameixa, figo e cereja. A Italac aposta em molhos prontos em caixinhas com tampa, em embalagens de 200 ml.

 

  

A Itaueira, que tem o famoso melão de redinha, o Melão Rei, lança na Apas Show os sucos prontos para beber, feitos de manga, cajuína e beterraba, 100% naturais e sem adição de açúcar, atendendo o consumidor que tem procurado mais alimentos naturais e saudáveis. A empresa também investe na produção de mel, que é uma atividade secundária da fruticultura, visto que as abelhas são importantes para a polinização.

 

  

A Tomates Mallmann investe em produtos sustentáveis e orgânicos, com tomates produzidos em cultivo protegido. Dentre as novidades, estão o diferentão Tomate Brown, Tomate Rama e o MixGrape.

 

  

Trazendo praticidade para quem cozinha em casa, a empresa Trebeschi aumenta sua gama de produtos prontos para consumir com a batata-doce e a mandioca branca à vácuo - bastam dois minutos para aquecer e já estão prontas. Além disso, trazem os molhos prontos para o consumo, como o pomodoro orgânico e o passata orgânico, buscando uma produção sustentável e orgânica para alguns produtos.

 

OPÇÕES À BASE DE VEGETAIS: Cada vez mais empresas estão apostando em produtos prontos à base de vegetais, em substituição à proteína animal. Essa é uma realidade já bastante comentada na revista Hortifruti Brasil nos últimos anos e, pelo jeito, só tende a crescer. Na categoria de manteigas, a Doriana, do grupo JBS, acaba de lançar a Doriana Plant Butter, sem adição de leite e gordura trans em sua composição.  A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, apresenta a linha PlantPlus Foods com quatro produtos à base de plantas: hambúrgueres sabores picanha e costela (itens inéditos no segmento), frango desfiado e linguiça toscana. Essa é a primeira extensão de linha da marca, lançada ao varejo há um ano e focada em alimentos 100% à base de plantas. 

EMBALAGENS: Com foco em sustentabilidade, a marca de bebidas Natural One lança nova embalagem em PET 100% reciclado no Brasil. A empresa utiliza embalagens fabricadas em resina PET PCR (resina pós-consumo reciclada), se tornando pioneira no segmento de sucos naturais na utilização de plástico 100% reciclado em suas garrafas no Brasil. A embalagem especial chega ao mercado inicialmente nos sucos naturais Laranja e Uva refrigerados de 1,5 litro. O objetivo da marca para os próximos cinco anos é que todo o portfólio seja envazado neste material, com a mesma segurança e qualidade.

RASTREABILIDADE: No segmento do código de barras, a GS1 (Associação Brasileira de Automação), que desenvolve padrões globais para uma comunicação empresarial eficiente, colaborando para o processo de automação das cadeias de suprimentos, desde a matéria-prima até o consumidor final, ???lança o código de barras linear, o Código 2D. Para o varejista, o código 2D facilita o controle de estoque, garante segurança na hora da compra, traz agilidade de leitura e gestão da data de validade e ajuda na prevenção de perdas, principalmente em produtos perecíveis. Já os consumidores poderão ter acesso mais rápido e completo às informações  do produto, gerando mais identificação e fidelização.

Fontes: Assessorias de imprensa, Apas Show e Hortifruti Brasil. 

 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alimentos
Apas Show 2022
bebidas
Cepea
evento
feira
frutas
HF Brasil
hortaliças
novidades
setor de HF