Piracicaba, 06 – Na alimentação, não há dúvidas: os hortifrútis são importantes aliados para o fortalecimento do sistema imunológico – segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é de ingestão diária de cinco porções variadas (400 gramas) de frutas e hortaliças. Embora não evitem doenças, de forma isolada, infectologistas apontam que a combinação de bons hábitos alimentares, exercícios físicos, redução de estresse e horas adequadas de sono são aspectos imprescindíveis para a prevenção de problemas de saúde e para a manutenção do equilíbrio do corpo.
E a boa notícia é que a população tem se mostrado atenta aos cuidados com a saúde, principalmente após os impactos da pandemia – que acelerou o ritmo de crescimento da demanda por alimentos que tendem a elevar a imunidade, como frutas cítricas. Pesquisa da Euromonitor deste ano mostra que ingerir frutas e vegetais frescos está entre os três principais comportamentos que consumidores de todo o mundo acreditam elevar a imunidade.
Especificamente na América Latina, a importância deste item é apontada por 68% dos entrevistados. Ainda que a pesquisa considere frutas e vegetais frescos, o apelo da imunidade também se aplica a alguns industrializados, como os vegetais e sucos processados mais saudáveis. Segundo a pesquisa da Euromonitor, 50% dos entrevistados ao redor do mundo preferem ingerir vitaminas e nutrientes diretamente dos alimentos do que por meio de suplementação.
Mas, será que este fator deve continuar beneficiando o consumo de HFs processados nos próximos anos? Confira a edição de agosto da revista Hortifruti Brasil e saiba mais!
Fonte: hfbrasil.org.br