Piracicaba, 29 – A criação do hub aéreo da companhia Air France – KLM em parceria com a Gol, no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza (CE), está animando os fruticultores da região. O motivo? A possibilidade de se ampliar o comércio internacional de frutas. Com as novas conexões regulares ao exterior, oferecidas pelo centro de distribuição de voos, há expectativa de maior competitividade perante os demais países exportadores.
Durante a Fruit Logistica 2019, feira anual que ocorre na Alemanha, o presidente da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, relatou que novas oportunidades de negócio devem surgir. A comercialização de mercadorias com alto valor agregado, por exemplo, seria alavancada, uma vez que o modal aéreo passaria a compensar, devido ao maior retorno da produção.
Outra vantagem seria a exportação de frutas que possuem vida útil curta. Atualmente, as navegações utilizadas demoram cerca de 10 dias para chegar até o porto de Rotterdam (Holanda) antes de serem distribuídas para os demais países europeus – o voo, por sua vez, levaria apenas 9 horas e meia.
Estes fatores, portanto, devem favorecer a diversificação da produção de frutas da região. As obras necessárias para as modificações ainda não chegaram ao fim, mas a expectativa é de que se encerrem em maio de 2020.
Fonte: abrafrutas.org