Piracicaba, 03 – As preocupações econômicas e a inflação dos alimentos (acentuados pela pandemia) estão trazendo mudanças no comportamento do consumidor, segundo noticiado no portal Fresh Fruit. Dados da Associação Internacional de Produtos Frescos (IFPA, na sigla em inglês) mostram que 95% das famílias estavam preocupadas com a inflação dos alimentos, enquanto 88% já sentem que os gastos com supermercados estão maiores que os do ano passado. Neste cenário, os consumidores estão mais sensíveis aos preços do que nunca.
Esta preocupação atinge não apenas as classes mais baixas de renda, mas praticamente todos os consumidores, o que também reflete no comportamento dos preços dos hortifrútis. Tem sido muito comum que, mesmo em momentos de oferta bastante restrita, alguns produtos tenham dificuldade em manter os movimentos de alta nas cotações, dado o reflexo direto dos valores na demanda dos consumidores. Por exemplo, isto está sendo verificado para a melancia desde meados de fevereiro: apesar de a oferta permanecer baixa, os valores não conseguiram se sustentar nos mesmos patamares do início do mês – ainda que permaneçam remuneradores ao produtor.
Fonte: hfbrasil.org.br e Fresh Fruit Portal