Piracicaba, 17 – Você tem feito escolhas saudáveis durante as compras de alimentos? Tem certeza? O aplicativo Armazém da Saúde pode te ajudar a responder! Desenvolvida pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer), a ferramenta funciona como um "mercado virtual", em que o usuário simula suas compras de itens de alimentação e recebe um feedback sobre as escolhas – quando negativas, são sugeridas novas ideias para tornar as refeições mais saudáveis.
Além disso, o aplicativo colabora para o planejamento das compras, apresenta opções de receitas com ingredientes das diferentes regiões do Brasil e ainda promove desafios e missões, com o objetivo de estimular a adoção de hábitos saudáveis pelos usuários – como evitar o consumo de refeições provenientes de fast food por um determinado período ou reconhecer os alimentos de acordo com seu nível de processamento. E, o melhor: os avanços do participante são registrados em seu perfil, com os respectivos índices de força e experiência, conforme as tarefas são executadas com sucesso, como um estímulo diário.
Segundo o Inca, o Armazém da Saúde atua de forma interativa, para informar a população brasileira sobre os diferentes tipos de alimentos e estimular hábitos saudáveis, a fim de prevenir o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer – já que, conforme o Instituto, os HFs contêm vitaminas, minerais, fibras e fotoquímicos que as previnem. Então, que tal começar ainda hoje?
Fonte: saudebrasil.saude.gov.br e inca.gov.br