Piracicaba, 12 – Sendo uma cultura rústica, sem grandes exigências quanto ao manejo, a produção de inhame é considerada rentável. E são por estes e outros motivos que a hortaliça está entre os seis hortifrútis super-heróis na edição de abril da revista Hortifruti Brasil.
A produção orgânica também é um potencial adicional. As tendências de alimentação fitness e saudável tornam o inhame atrativo, já que o tubérculo colabora no fortalecimento do sistema imunológico e nas prevenções de doenças respiratórias e cardíacas, além de ser um aliado na perda de peso.
Mas, um dos principais entraves à cultura de inhame é o baixo nível tecnológico. A maior parte dos produtores realiza a reprodução da raiz no próprio campo, a partir de partes do rizoma que não vão para a comercialização, fator que diminui muito a capacidade produtiva. Além disso, a comercialização é feita majoritariamente por meio de atravessadores, o que dificulta o acesso ao varejo de luxo e a grandes redes de supermercados.
Confira outros desafios e as principais oportunidades à produção de inhame na edição de abril da Hortifruti Brasil, clicando aqui.
Fonte: hfbrasil.org.br