Piracicaba, 30 – Uma nova tendência de agroturismo tem crescido em todas as regiões dos Estados Unidos: produtores oferecem jantares em suas fazendas, utilizando como ingredientes os produtos cultivados no local.
Os jantares acontecem após uma visita à propriedade, onde as famílias podem conhecer, de perto, como tudo é produzido. No final do dia, todos os visitantes se reúnem em uma mesa e podem saborear pratos preparados ali mesmo, com queijos, frutas e hortaliças produzidos no local.
Esses encontros ocorrem nos meses de verão, devido ao clima favorável e por coincidir com as férias de muitas famílias – que saem dos centros urbanos para passar um dia no campo.
Para os produtores que oferecem esse tipo de atividade, as principais vantagens estão em aumentar a renda e educar os visitantes, apresentando conceitos como a produção sustentável, incentivando-os a consumir mais frutas e hortaliças vindas direto da roça.
Esse tipo de iniciativa, de aproximar as pessoas da produção de seus alimentos, deve continuar crescendo nos EUA. Será que a ideia funcionaria no Brasil?
Foto: AP Photo/Lisa Rathke
Fonte: seattletimes.com