Piracicaba, 29 – Nesta quarta-feira (28), a equipe Hortifruti/Cepea realizou um bate-papo ao vivo com os membros do Ibrahort/CNTM (Instituto Brasileiro de Horticultura/Comissão Nacional do Tomate de Mesa), José Nelson Mallmann, Edson Trebeschi, Vanderlei Cesconetti e Lauro Andrade, sobre os caminhos do tomate até a mesa do brasileiro e diagnósticos em prol do avanço do setor e da sustentabilidade na cadeia, com moderação da professora da Esalq/USP Margarete Boteon, coordenadora do projeto. Este tema, vale lembrar, é resultado do estudo realizado entre a HF Brasil e o Ibrahort/CNTM, com apoio da UPL, que foi destaque na edição de julho da revista Hortifruti Brasil e está disponível de forma resumida aqui.
Dentre os assuntos abordados na transmissão estão os principais diagnósticos do estudo sobre o perfil da tomaticultura nacional, perspectivas quanto ao consumo do produto, soluções para a manutenção do protagonismo do tomate em termos de vendas e produção e os desafios na cadeia (como mantê-lo o tomate “importante” perante o consumidor e, ao mesmo tempo, garantir renda ao produtor). Também foram apresentadas informações sobre área, saída de produtores da tomaticultura e perspectivas para o mercado de tomate no segundo semestre.
O vídeo completo da live está disponível no Facebook e no YouTube da HF Brasil. Para facilitar, confira uma lista com os principais tópicos abordados e o minuto em que eles aparecem no vídeo:
3’55 – Início e apresentação dos convidados;
6’55 – Resumo sobre o estudo do perfil da tomaticultura de mesa;
8’30 – Como manter o protagonismo do tomate no País?;
12’02 – Como melhorar a cadeia e reter renda no campo?;
27’07 – Principais destaques do diagnóstico da cadeia de tomate de mesa;
29’12 – Características da cadeia de tomate nacional e principais desafios, dada a sua heterogeneidade;
43’10 – Percepções do Ibrahort sobre os módulos de produção no setor e como buscar estratégias de melhorias em cada um deles;
58’15 – Benefícios e necessidade de uma maior organização da cadeia;
1:01’49 – Perspectivas para o mercado de tomate no segundo semestre e impactos das geadas;
1:06’17 – Considerações finais dos convidados;
1:23’44 – Encerramento.
Fonte: hfbrasil.org.br