×
Outubro 1, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: Live - O alho brasileiro quer mais espaço na mesa do consumidor
Bate-papo aborda desafios e oportunidades no mercado de alho nacional

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Live - O alho brasileiro quer mais espaço na mesa do consumidor Ver fotos

Piracicaba, 1° – Na quinta-feira (30), a HF Brasil realizou um bate-papo ao vivo sobre o mercado nacional de alho com Rafael Corsino, presidente da Anapa (Associação Nacional dos Produtores de Alho), e Everson Tagliari, presidente da Acapa (Associação Catarinense dos Produtores de Alho), com moderação da professora da Esalq/USP Margarete Boteon, coordenadora do Hortifruti/Cepea. Na ocasião, foram abordados assuntos como viabilidade econômica da cultura, desafios e oportunidades na cadeia produtiva do bulbo, produção, calendário de colheita, principais variedades produzidas no País, custos e investimentos no setor, consumo interno, importações, comercialização e vantagens competitivas do produto brasileiro em relação ao importado.

Estas e outras informações, inclusive, estão na edição de setembro da revista Hortifruti Brasil, que você pode conferir clicando aqui. Quanto ao vídeo completo da live, está disponível no Facebook e no YouTube da HF Brasil. Para facilitar, confira uma lista com os principais tópicos abordados e o minuto em que eles aparecem no vídeo:

4’50 – Início e apresentação dos convidados;

7’08 – Viabilidade econômica da cultura;

15’36 – Particularidades e desafios da produção de alho na região do Cerrado;

22’54 – Particularidades e desafios da produção de alho no Sul;

32’26 – Quais os impactos do alho importado no mercado nacional?;

35’20 – Câmbio e tarifas têm equilibrado a competição entre o alho nacional e o importado?;

44’05 – Comercialização: é viável exportar o alho brasileiro? É possível diminuir a intermediação entre produtor e varejo?;

50’20 – É possível ter um posicionamento de preço diferente entre o produto nacional e o importado?;

55’54 – Como diferenciar o alho brasileiro do importado na gôndola do supermercado e benefícios do consumo do produto;

1:06’31 – Considerações finais;

1:11’22 – Encerramento.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alho
consumo de alho
HF Brasil
live da HF Brasil
mercado nacional de alho
produção de alho no Brasil