Piracicaba, 1° – Na quinta-feira (30), a HF Brasil realizou um bate-papo ao vivo sobre o mercado nacional de alho com Rafael Corsino, presidente da Anapa (Associação Nacional dos Produtores de Alho), e Everson Tagliari, presidente da Acapa (Associação Catarinense dos Produtores de Alho), com moderação da professora da Esalq/USP Margarete Boteon, coordenadora do Hortifruti/Cepea. Na ocasião, foram abordados assuntos como viabilidade econômica da cultura, desafios e oportunidades na cadeia produtiva do bulbo, produção, calendário de colheita, principais variedades produzidas no País, custos e investimentos no setor, consumo interno, importações, comercialização e vantagens competitivas do produto brasileiro em relação ao importado.
Estas e outras informações, inclusive, estão na edição de setembro da revista Hortifruti Brasil, que você pode conferir clicando aqui. Quanto ao vídeo completo da live, está disponível no Facebook e no YouTube da HF Brasil. Para facilitar, confira uma lista com os principais tópicos abordados e o minuto em que eles aparecem no vídeo:
4’50 – Início e apresentação dos convidados;
7’08 – Viabilidade econômica da cultura;
15’36 – Particularidades e desafios da produção de alho na região do Cerrado;
22’54 – Particularidades e desafios da produção de alho no Sul;
32’26 – Quais os impactos do alho importado no mercado nacional?;
35’20 – Câmbio e tarifas têm equilibrado a competição entre o alho nacional e o importado?;
44’05 – Comercialização: é viável exportar o alho brasileiro? É possível diminuir a intermediação entre produtor e varejo?;
50’20 – É possível ter um posicionamento de preço diferente entre o produto nacional e o importado?;
55’54 – Como diferenciar o alho brasileiro do importado na gôndola do supermercado e benefícios do consumo do produto;
1:06’31 – Considerações finais;
1:11’22 – Encerramento.
Fonte: hfbrasil.org.br