Piracicaba, 1º - O mercado de produtos orgânicos e sustentáveis está crescendo no Brasil, tanto por preocupações com o meio ambiente quanto pelo maior interesse da população por uma alimentação mais saudável. É o que indica uma reportagem do jornal Valor Econômico.
Este mercado teria movimentado, em 2022, cerca de R$ 6,9 bilhões, com mais de 25,4 mil registros no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos – o número de cadastrados subiu 400% em comparação com 2010.
Assim como o número de produtores cadastrados, o consumo também subiu. De acordo com o levantamento “Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023”, realizado pelo Instituto Organis (Associação de Promoção dos Orgânicos), 36% dos entrevistados afirmaram ser consumidores de produtos orgânicos, havendo aumento no consumo desse tipo de alimento no País nos últimos dois anos. Apesar do mercado potencial, produtores de orgânicos brasileiros relataram ao Valor que há uma enorme dificuldade das marcas de orgânicos em se manter no mercado.
Fonte: Valor Econômico