Piracicaba, 06 – Já ouviu falar em deserto alimentar? Ocasionado por diversos fatores (como falta de informação, renda, tempo e distância dos locais que ofereçam alimentos in natura e minimamente processados), o fenômeno se trata, basicamente, da ausência de produtos que contribuam para a saúde e bem-estar na alimentação de uma pessoa.
Foi pensando nisso que dois recém-formados em saúde pública do estado norte-americano do Colorado criaram, em 2015, o "Any Street Grocery", um mercado de agricultores móvel. Em um ônibus adaptado, alimentos frescos e orgânicos são levados aos bairros mais afastados de Denver, os quais enfrentam o fenômeno de deserto alimentar.
Conforme os idealizadores, Steve Lockhart e Ashleigh Ruehrdanz, os produtos são comercializados por um preço igual ou inferior ao praticado em mercearias. Contudo, a organização sem fins lucrativos é totalmente financiada por empresas locais e ainda carece de doações permanentes. O objetivo dos criadores, portanto, é fazer com que o ônibus possa acessar outros desertos alimentares do estado no futuro.
Foto: Reprodução/CBS
Fonte: denver.cbslocal.com e desertosalimentares.com.br