×
Batata
Outubro 31, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Mercado X Indústria
Qual tipo de produção de batata será mais viável nos próximos anos?

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Mercado X Indústria Ver fotos

Piracicaba, 31 – O estudo do Especial Batata, publicado em outubro na revista Hortifruti Brasil, ainda é preliminar. São necessários mais anos para comparar a viabilidade da batata in natura com a de processamento. Porém, há alguns aprendizados importantes quanto à gestão das propriedades e o futuro do mercado de batata no País.

GESTÃO DA ATIVIDADE: O que se pode observar neste Especial é que, conforme aumentam a escala de produção e a integração dos processos produtivos (semente própria) e comerciais (beneficiamento próprio), há um ganho importante na redução dos custos. Além disso, produzir no período de inverno reduz de forma significativa os custos na comparação com o verão, sobretudo pela maior produtividade. Assim, seja para a produção destinada ao mercado ou para a indústria, quanto mais integrada, mecanizada e adequadamente dimensionada em termos de custos fixos (maquinários, implementos e benfeitorias), menores são os custos unitários.

PRODUÇÃO INDUSTRIAL TEM MARGEM MENOR E MENOS RISCOS: Um valor mais estável de um produto agrícola sinaliza risco menor e, consequentemente, margens médias de comercialização menores. Esse é o perfil de mercado que o produtor deve ter em mente quando se planeja negociar contratos com a indústria. Por outro lado, quando o produtor oferta no mercado fresco, ele está sujeito a grandes oscilações de preço, podendo ter grandes lucros, ou prejuízos. Para quem atua no segmento fresco, saber gerenciar risco de preços é essencial. Assim, neste segmento, não se trata apenas da gestão na produção, mas, principalmente, de se proteger do risco elevado. No industrial, alta escala, produtividade e qualidade são os principais fatores de competitividade no campo. Porém, não são mercados exclusivos, já que só a variedade é diferente. É possível que o produtor consiga ter um contrato que garanta pagar seus custos com as indústrias e que tenha margem maior de lucros, gerenciando o risco no mercado in natura.

MAIOR CONSUMO DO PRODUTO INDUSTRIALIZADO: Dados da Euromonitor indicam que a quantidade e o faturamento das vendas de batata in natura devem ter aumento de 1% ao ano entre 2016 e 2021. Já o segmento de snacks, no mesmo período, deve crescer o dobro em faturamento no varejo, e o de congelado, o quádruplo (+4% ao ano). Isso significa que a demanda por processados crescerá mais que o in natura nos próximos anos, o que demandará área de plantio maior (ou maior importação do produto industrializado).

Estas e outras informações estão na edição de outubro da revista Hortifruti Brasil. Confira o conteúdo completo, aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata in natura
batata no Brasil
batata para indústria
Especial Batata
Hortifruti Brasil
viabilidade de produção