Piracicaba, 10 – Millennials (ou geração Y), por definição, são pessoas que nasceram entre 1980 e 1999 e que atualmente têm entre 18 e 38 anos de idade. Dados divulgados no Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente (Conarec) em 2017 mostram que, até 2025, os Millennials serão o maior "extrato populacional" do Brasil – 76% dos consumidores serão compostos por esta geração e parte da geração Z (nascidos a partir de 2000).
A chegada dos Millennials como ávidos consumidores (já que estão no auge da maturidade financeira) traz novas demandas e padrões para o setor de alimentação, tendo em vista que estes buscam qualidade de vida. Essa é uma geração que "não quer perder tempo" e que valoriza a qualidade do alimento, a experiência de consumo e o relacionamento com o fabricante – no caso dos hortifrútis, com o varejo ou com o produtor.
Além disso, para se relacionar com esse consumidor, os produtores e o varejo têm que estar dispostos a adotar uma postura que gere confiança e reciprocidade. Vale lembrar, ainda, que os Millennials estão mais abertos a inovações.
Porém, para o setor de HF, a maior barreira a se vencer é interagir com esse grupo pela rede social. Quer saber quais outros desafios devem ser enfrentados pelo setor para atender a este mais novo consumidor? Confira o conteúdo completo na edição de março da Revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.
Fonte: hfbrasil.org.br