×
Setembro 19, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Ministério da Agricultura estreita relações com a Arábia Saudita
Ministério da Agricultura ressalta o potencial das frutas brasileiras

Por Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Ministério da Agricultura estreita relações com a Arábia Saudita Ver fotos

Piracicaba, 19 – A Arábia Saudita não consumiu 1% do total de frutas exportadas pelo Brasil em 2018, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Porém, pode-se perceber que para alguns produtos sua participação cresceu nos últimos anos, e existe potencial de aumentar ainda mais nos próximos, já que os saudistas visam ampliar o acesso às frutas nacionais, segundo comunicado do Ministério da Agricultura, publicado na terça-feira (17).

Em viagem à Arábia Saudita, a ministra da agricultura Tereza Cristina participou de encontros com investidores locais, que mencionaram o interesse em estreitar as relações com o Brasil e ampliar a pauta de investimentos – antes concentrada em frango, açúcar e carne bovina. Considerando que os sauditas importam 80% dos alimentos que consomem, existe, então, um expressivo espaço para que os países trabalhem de forma conjunta.

Aos sauditas, a ministra ressaltou que o Brasil é um dos poucos países com condições de produzir alimentos de forma a atender à crescente demanda global – porém, necessita de investimentos internacionais em algumas áreas, como logística e processamento, o que ajudaria a tornar o agronegócio brasileiro ainda mais competitivo. A ministra reafirmou, ainda, que o presidente da república Jair Bolsonaro irá visitar o país em outubro, no intuito de incrementar os negócios.

Fonte: Mapa e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
agronegócio
Arábia Saudita
exportações de frutas
frutas brasileiras na Arábia Saudita
fruticultura brasileira
mercado internacional
Ministério da Agricultura
relações internacionais com a Arábia Saudita