×
Novembro 14, 2022
HORTIFRUTI/CEPEA: Mortes relacionadas ao consumo de ultraprocessados chegam a 57 mil por ano no BR, aponta estudo
Ressalta-se a importância de tornar alimentos saudáveis mais acessíveis à população

Por Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Mortes relacionadas ao consumo de ultraprocessados chegam a 57 mil por ano no BR, aponta estudo Ver fotos

Piracicaba, 14 – Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou que as mortes relacionadas ao consumo de alimentos ultraprocessados chegam a 57 mil por ano no Brasil, o equivalente a cerca de 10% dos óbitos de pessoas entre 30 e 69 anos registrados em 2019.

Entre as mortes relacionadas à má alimentação, destacam-se as que são consequências de infarto e AVC (acidente vascular cerebral), pois estão diretamente ligadas a problemas como hipertensão. Diabetes, obesidade e doença renal crônica também são consideradas.

É visível que houve um aumento no consumo de ultraprocessados nas últimas décadas, representando cerca de 24% das calorias consumidas pelos brasileiros. Para agravar a situação, além da maior disponibilidade deste tipo de alimentos, o preço deles está caindo, enquanto o de alimentos in natura e minimamente processados está aumentando. Neste cenário, especialistas destacam a importância de políticas públicas que tornem os alimentos saudáveis mais acessíveis à população – lembrando que as frutas e hortaliças são as principais representantes deste grupo de alimentos!

Fonte: Estadão

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alimentação saudável
alimentos saudáveis
alimentos ultraprocessados
frutas e hortaliças
morte
saude
ultraprocessados