Piracicaba, 29 – Os canais de venda de produtos frescos no varejo estão mudando. Segundo o relatório "O Poder do Produto 2019", elaborado pelo Instituto de Marketing dos Alimentos (FMI) dos Estados Unidos, os supermercados ainda são os principais canais de compra de frutas e hortaliças frescas no país – utilizados por 55% dos consumidores.
Porém, outras formas de comercialização estão ganhando foco, como feiras de produtores e mercearias, especialmente entre os Millennials – apenas 34% dos consumidores deste grupo utilizam o supermercado como principal canal de compra.
E, para continuar atraindo essa nova parcela da população, o FMI aponta algumas estratégias, que vão desde a divulgação de dicas sobre como incorporar os alimentos frescos em diferentes refeições (a fim de estimular o consumo) até a incorporação de uma maior cesta de produtos com valor agregado com preço competitivo (voltado aos consumidores que buscam por praticidade).
O Instituto também destaca a importância do modo de transmitir a história dos produtos frescos em relação a outros canais concorrentes. Como? Mostrando de quais fazendas vêm esses produtos, seus usos e perfis nutricionais, especialmente para os premium, de origem local e orgânicos.
Fonte: progressivegrocer.com