Piracicaba, 20 – A região mineira (Sul de Minas), que é a mais tradicional produtora de morango atualmente no País, também é muito representativa na produção de batata, cultura que já foi um negócio importante da agricultura familiar – o tubérculo vendo sendo substituído pelo morango por parte dos produtores. Essa mudança de culturas deve-se por conta do modelo de negócio da batata se tornar inviável para o produtor de menor escala de produção, uma vez que a batata atualmente é predominantemente produzida em alta escala de produção e mecanizada. Portanto, a troca foi muito importante para gerar mais renda aos agricultores familiares da região.
Estima-se que na região do Sul de MG tenha cerca de 12 mil produtores de morango, sendo que 70% são de agricultura familiar. A propriedade típica de morango no Sul de Minas Gerais tem entre 2 mil2 e 5 mil m2 (meio hectare), mas há produtores que chegam a 12 hectares. Pode ser considerado um produtor de média escala aquele com 2 a 4 hectares e, os de grande escala, acima de 4 hectares e até 12 hectares. É importante destacar ainda que a produção de morango no estado de São Paulo, na maior parte, é considerada uma extensão do Sul de Minas Gerais. A região produtora de morango, que engloba MG e SP, produz quase metade de tudo que é plantado no Brasil.
Principais municípios do Sul de Minas: Bom Repouso, Estiva, Espírito Santo do Dourado, Senador Amaral, Pouso Alegre, Todos de Mogi, Cambui, Paraisópolis, Munhoz, Congonhal e Bueno Brandão.
Saiba mais sobre a cultura do morango lendo a matéria de capa da edição de setembro da revista Hortifruti Brasil.
Fonte: hfbrasil.org.br