Piracicaba, 20 – A chegada de uma nova e intensa massa de ar frio de origem polar tem derrubado as temperaturas em praticamente todo o País e provocado geada em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, além da ocorrência de rajadas de vento, chuva congelante e até neve em cidades do Sul. Em São Joaquim (SC), por exemplo, este último fenômeno ocorre pela segunda vez neste ano.
O clima mais frio se iniciou na madrugada de domingo (18), principalmente nas serras gaúcha e catarinense, devido à aproximação de um ciclone extratropical, e se intensificou nesta terça-feira (20), atingindo as demais regiões brasileiras e fazendo com que seis estados registrassem temperaturas negativas – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, segundo a Climatempo. Em Urupema (SC), os termômetros chegaram a -8,18°C nesta madrugada, sendo a menor temperatura registrada no estado em 2021, conforme o Epagri/Ciram.
O cenário tem sido divulgado em imagens e vídeos publicados por produtores de frutas e hortaliças em suas mídias sociais, preocupados quanto aos possíveis impactos em suas culturas – especialmente nas mais sensíveis, como as de folhosas. No entanto, as possíveis perdas e danos ainda não foram mensurados. Assim, a equipe Hortifruti/Cepea segue acompanhando os efeitos climáticos nas produções de HF brasileiras e as demais atualizações poderão ser publicadas em hfbrasil.org.br nos próximos dias.
Conforme a Climatempo, o frio e a possibilidade de geada devem se estender até a quarta-feira (21) para algumas áreas do Sul e Sudeste, principalmente durante a madrugada.
Fotos: Antonio Carlos Simoneti - Aguaí (SP)
Fotos: Marcelo Tamaoki - Mogi das Cruzes (SP)
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim (SC)/ Agência de Notícias São Joaquim Online
Fonte: hfbrasil.org.br, Epagri/Ciram e Climatempo