Piracicaba, 22 – A equipe HF Brasil esteve ontem, 21, no PMA Fresh Connections 2019, em São Paulo (SP). Realizado no Centro de Convenções Rebouças, o evento anual reuniu líderes de toda a cadeia de suprimentos de produtos agrícolas frescos, como produtores, exportadores, varejistas, prestadores de serviços e produtos do Brasil e exterior, que tiveram a oportunidade de fazer networking, prestigiar as palestras com as principais tendências de consumo e varejo, além de conferir os principais lançamentos das empresas do ramo.
Neste ano, o Fresh Connections contou com três seções de palestras sobre as principais tendências que impactam a indústria brasileira, o consumo de HF's e os investimentos no varejo nacional, além da exposição de mais de 50 empresas de produtos e serviços.
Nas sessões, uma pesquisa sobre os novos hábitos do consumidor revelou o que o brasileiro considera no momento da compra de frutas e hortaliças. A confirmação é que ele tem sido mais consciente e está aumentando o consumo de hortifrútis, sobretudo no café da manhã e almoço. Muito se falou, também, sobre a importância de um bom marketing dos alimentos, com embalagens atrativas aos olhos do consumidor, além dos apelos de saudabilidade e praticidade.
Os vegetarianos e veganos, maiores defensores das frutas e hortaliças, não foram esquecidos, e as grandes indústrias de alimentos estão apostando cada vez mais em produtos à base de vegetais – que, tradicionalmente, eram produzidos apenas com proteína animal. Estas e outras tendências já foram abordadas pela revista Hortifruti Brasil, na edição de março/19.
Durante o evento, pesquisadores e analistas de frutas e hortaliças do Hortifruti/Cepea se encontraram com diversos agentes e colaboradores, trouxeram novidades (veja abaixo) e fizeram a coberta do evento nas redes sociais.
MELANCIA COM SEMENTES COMESTÍVEIS
A melancia Pingo Doce foi uma das frutas apresentadas pela distribuidora de frutas Estação Sabor. Seu diferencial é ter sementes comestíveis, doçura e tamanho menor do que uma melancia comum, trazendo praticidade e conveniência ao consumidor.
MEU BOX DETOX
Para os adeptos de uma rotina saudável e da praticidade, a Meu Box Detox foi uma das novidades do evento. O produto se trata de uma caixa que contém cinco pequenas embalagens com frutas e vegetais, como couve, cenoura, gengibre e hortelã, já picados, que proporcionam inúmeras possibilidades de preparação, como o suco detox (o qual promove a limpeza no organismo).
MAIS MULHERES EM CARGOS DE TOMADA DE DECISÃO
Ainda no evento, a HF Brasil participou de um bate-papo com Viviane Schappo, uma das fundadoras da Global Women Fresh. A ONG, sem fins lucrativos, trabalha para fortalecer, cada vez mais, a participação das mulheres na indústria de FLV (frutas, legumes e verduras) em todo o mundo. Ao integrar mais mulheres em toda a cadeia e fornecê-las as ferramentas corretas, a aposta é de que a economia e os negócios se fortaleçam. Segundo Viviane, hoje, as mulheres respondem por 80% de todas as decisões de compra em uma residência. Mas, nas grandes corporações, ainda são poucas as que assumem cargos de tomada de decisão (compostos majoritariamente por homens). Entrevistamos Viviane Schappo e você poderá conferir no HF Brasil Entrevista, aguarde!
PRODUTORES DO BEM
Nove grandes produtores de frutas e hortaliças, com mais de 30 anos de história, se reuniram e criaram a marca Produtores do Bem. O objetivo do grupo é fomentar o setor com produtos de qualidade, seguindo critérios de produção e seleção. Toda a produção dos integrantes é vendida no varejo brasileiro, com o selo “Produtores do Bem”.
Fonte: hfbrasil.org.br