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Fevereiro 17, 2020
HORTIFRUTI/CEPEA: O que os internautas falam sobre os HF's?
HF Brasil analisa a percepção do consumidor sobre as frutas e hortaliças no Twitter

Por Hortifruti Brasil
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Piracicaba, 17 – As redes sociais têm se posicionado como um dos principais meios de comunicação. Quase metade da população mundial é usuária ativa das principais mídias, segundo o relatório Global Digital Report 2019. Com tal população conectada, as redes sociais também são uma interface importante para compreender hábitos e preferências dos consumidores.

REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE MARKETING

Antes das redes sociais, os principais métodos para se avaliar a percepção dos consumidores consistiam principalmente em pesquisas de campo, que demandavam muito tempo e recursos. Mas, atualmente, o monitoramento das conversas no Twitter e outras plataformas têm se tornado importantes ferramentas de marketing para empresas entenderem opiniões de clientes em relação a um produto, serviço ou empresa. Pensando nisso, a edição de fevereiro da Hortifruti Brasil traz uma análise exploratória das conversas no Twitter (uma das principais redes de comunicação on-line no País, onde são gerados cerca de 500 milhões de tweets diariamente!) em relação aos hortifrútis.

Vale destacar que, no Twitter, não é necessário o vínculo de "amizades" para que as informações dos usuários sejam acessadas e/ou reproduzidas. Com isso, essa mídia social se tornou uma plataforma para a expressão e compartilhamento de opiniões de forma muito rápida, gerando grande quantidade de dados de forma pública e facilitando a comunicação entre clientes e empresas.

Assim, a intenção foi avaliar o ranking das frutas e hortaliças mais comentadas e se as principais tendências de consumo de alimentos têm sido temas de publicações nas redes sociais. Para seleção dos comentários, foram utilizadas as conversas dos brasileiros no Twitter, no período de dezembro/19 a janeiro/20.

* Para a formulação da nuvem de palavras, foram analisadas as frequências de cada produto em uma lista pré-determinada. Quando maior a palavra, maior a sua frequência nos tweets.

Este e outros resultados estão na edição de fevereiro da revista Hortifruti Brasil. Confira, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

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