×
Julho 30, 2019
HORTIFRUTI/CEPEA: Oportunidades e desafios de estar dentro de uma região turística
Quais as vantagens de se desenvolver o frutiturismo em localidades tradicionais?

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Oportunidades e desafios de estar dentro de uma região turística Ver fotos

Piracicaba, 30 – Desenvolver o frutiturismo em uma região já considerada turística apresenta boas oportunidades, principalmente quando se trata da divulgação, acesso à informação e capacitação. Contudo, ainda há alguns desafios, principalmente quando a atividade não é a prioridade da administração pública local. Para entender melhor este cenário, a Hortifruti Brasil entrevistou o produtor Daniel Micheletto, do sítio Santa Rita, em Louveira (SP), dentro do Circuito das Frutas, uma região turística formalizada em 2002 e que vem se destacando entre os circuitos rurais.

De acordo com Micheletto, a iniciativa de criar uma atividade turística no sítio surgiu como uma alternativa ao cultivo de uva, que estava na sua família há gerações. Assim, o produtor buscou mesclar pontos tradicionais de sua história no roteiro turístico com as novas necessidades do mercado – para obter não só produtos de qualidade, mas também atender a diferentes perfis de público. Assim, a aproximação entre o produtor e o consumidor permite o entendimento do processo produtivo – que passa a ser visto "com outros olhos" e valorizado após a experiência.

Mesmo há alguns anos desenvolvendo a atividade, Micheletto relatou que ainda existem desafios a serem driblados na implantação do frutiturismo, como a versatilidade em conseguir atender a um público diverso, a viabilização de um fluxo de pessoas durante a semana e o enfrentamento da sazonalidade junto aos custos fixos. Algumas iniciativas ainda ficam dependentes dos próprios produtores, principalmente em termos de infraestrutura, captação e empoderamento de funcionários.

Para conferir o conteúdo completo, acesse a edição de julho da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
atividades turísticas na fazenda
experiência do consumidor
frutiturismo
Hortifruti Brasil
novas necessidades de mercado
oportunidades e desafios
turismo rural