Piracicaba, 30 – Cerca de 60% dos produtos adquiridos pelos millennials ou geração Y (dos 21 aos 34 anos), em supermercados, são naturais ou orgânicos. É o que diz o levantamento da empresa de marketing de varejo norte-americana, Acosta Inc. Conforme a pesquisa Back to Our Roots: The Rise of the Natural/Organic Shopper, realizada nos Estados Unidos, consumidores desta geração estariam mais propensos a entender e conhecer a origem de sua alimentação.
O segundo grupo com maior demanda por produtos deste segmento são os consumidores da geração X, de 35 a 49 anos, correspondendo por 34% das compras totais. Além das gerações, a pesquisa indica que as famílias com crianças também estão entre os perfis com maior tendência ao consumo de alimentos naturais ou orgânicos (64%) – os quais consideram frutas e hortaliças como itens essenciais nas compras, acima de sucos, carnes e lanches.
Entre as motivações destes compradores, a empresa destaca a preocupação em evitar o consumo de produtos químicos, em melhorar a qualidade da alimentação e de preservar a saúde da família.
ONDE COMPRAM? – Segundo o estudo, metade dos consumidores de gerações anteriores à Y ainda optam pela conveniência de adquirir tais produtos orgânicos em mercados tradicionais. Já os millennials (quase 30%) recorrem a outros canais, tanto pela pesquisa de melhores preços, quanto pela variedade de produtos e shoppability – um conceito que se refere aos hábitos de consumo e em como os ambientes de compra se adaptam ao perfil e demanda de cada consumidor.
O relatório completo está disponível em: https://goo.gl/AzGOj2
Fonte: Acosta Inc. e Candy USA