Piracicaba, 27 – A busca por uma alimentação diferenciada, com produtos considerados exóticos, por exemplo, foi um dos temas abordados na edição de março/19 da revista Hortifruti Brasil, sobre as tendências de consumo que devem nortear o mercado de frutas e hortaliças nos próximos anos. Ainda que mais comum fora do Brasil, o crescimento da demanda por este tipo de produto tem estimulado as empresas a investir em estratégias que agreguem valor ao HF e ao serviço.
Mas, como? Demonstrando os benefícios nutricionais, o sabor (por meio de amostras grátis) e como o produto pode ser utilizado em receitas do dia a dia. Segundo o artigo "Specialty Produce Sees Uptick in Grocery", produzido pela revista Progressive Grocer, a categoria de frutas e hortaliças exóticas/especialidades tem atraído a atenção dos consumidores norte-americanos, dispostos a experimentar novos alimentos e a se arriscar em receitas diversificadas.
Segundo fornecedores e gerentes de supermercados dos Estados Unidos, três produtos têm se destacado e, recentemente, já fazem parte das cestas de compras semanais: jaca, pitaya e cúrcuma. A primeira, sendo utilizada em sobremesas e como alternativa à carne em refeições veganas e vegetarianas.
Já a pitaya, além do consumo in natura, pode ser incorporada em sobremesas e bebidas. A cúrcuma, por sua vez, costuma dar sabor a pratos com arroz, curry, chutney e picles, bem como em bebidas.
E por aqui, esses produtos também podem ganhar espaço nas suas cestas de compras?
Fonte: progressivegrocer.com e hfbrasil.org.br