×
Agosto 16, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: "Os HF's são caros para o consumidor e a remuneração do produtor é baixa"
Esse e outros mitos da comercialização de hortifrútis são desvendados pela HF Brasil

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Ver fotos

Piracicaba, 16 – A diferença expressiva entre o preço que o horticultor vende seus produtos e o que está exposto na gôndola do supermercado é algo que incomoda o produtor brasileiro de frutas e hortaliças. Assim, é quase uma convenção que os HF’s são caros ao consumidor e a remuneração ao produtor é baixa. Mas isso é mito ou verdade? 

É mais um mito, pois muitos interpretam que as altas margens de comercialização representam bons lucros ao varejo. Portanto, é importante não confundir margem com lucro. As margens de comercialização incluem, além do lucro/prejuízo, os custos de comercialização envolvidos na cadeia de frutas e hortaliças frescas. 

Assim, grandes margens de comercialização podem não ser um indicativo de bons lucros. Elas podem, inclusive, representar uma série de custos e de ineficiência, que fazem o produtor receber menos do que o custo do produto – e o consumidor acaba pagando mais do que ele vale, de fato. 

Esse e outros quatro fatos a respeito da comercialização de hortifrútis foram "desvendados" na matéria de capa da revista Hortifruti Brasil, edição de agosto/17. A proposta da reportagem, portanto, é expor, por meio da teoria de comercialização, a dinâmica de compra e venda do segmento hortifrutícola nas duas pontas opostas da cadeia, produtor e varejo, e os principais custos dessa relação. 

Para isso, a diferença entre o preço no varejo e ao produtor (margem total) foi analisada, que é um dos fatores que afetam a margem total da cadeia de comercialização das frutas e hortaliças.

A edição completa você encontra no site da HF Brasil, clicando aqui.

O QUE VOCÊ SABE SOBRE A COMERCIALIZAÇÃO DOS HF'S?

Teste seus conhecimentos com a enquete abaixo, que destaca cinco questões muito comuns sobre a comercialização de hortifrútis. As respostas (mitos ou verdades), serão publicadas no site da HF Brasil neste mês de agosto. Fique de olho!

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
brasil
comericalização
consumidor
HF Brasil
hortifrútis
lucro
margem de comercialização
mitos
produtor