Piracicaba, 20 – Os pequenos mercados de frutas e hortaliças são boas opções para produção em baixa escala e também podem render grandes oportunidades. E são muitos os hortifrútis, com fortes poderes nutricionais, que podem agregar valor e contar com demanda diferenciada. Algumas culturas, inclusive, não exigem grande capacidade de investimento e ainda podem gerar retornos superiores às tradicionais frutas e hortaliças.
Pelo quarto ano consecutivo, a equipe da Hortifruti Brasil analisou pequenos mercados de hortifrútis que ainda não haviam sido abordados na revista – são eles: acerola, amora, atemoia, inhame, minitomate e quiabo. Todos, de uma forma ou de outra, se associam às principais tendências de consumo de alimentos, como a saudabilidade, o segmento fitness, a praticidade e a procura pelos exóticos.
O quesito saúde coloca as frutas e hortaliças em maior evidência, especialmente nos dias atuais, em meio à disseminação do novo coronavírus (covid-19) pelo mundo. Apesar de não evitarem doenças de forma isolada, quando combinados a outros hábitos saudáveis, esses hortifrútis são importantes aliados no fortalecimento do sistema imunológico e na manutenção do equilíbrio e da saúde do corpo.
Para esta edição, a equipe da Hortifruti Brasil entrevistou produtores e comerciantes desses pequenos mercados, para entender a dinâmica de produção e os principais desafios e oportunidades de cada um deles. Veja quem são esses seis personagens na edição de abril da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.
Fonte: hfbrasil.org.br