×
Abril 5, 2021
HORTIFRUTI/CEPEA: Pandemia altera perfil de consumo de boa parte dos brasileiros
Aumento das refeições no lar beneficia os HFs

Por Hortifruti Brasil
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Pandemia altera perfil de consumo de boa parte dos brasileiros Ver fotos

Piracicaba, 05 – Em 10 anos, a população brasileira presenciou algumas mudanças que impactaram o consumo de frutas e hortaliças, como destacado na edição de março da revista Hortifruti Brasil. A renda – afetada pela crise financeira – foi um dos principais influenciadores, especialmente para as classes mais baixas e a média. Por outro lado, enquanto o consumo de alimentos frescos caiu, houve avanço na aquisição de processados e ultraprocessados, indicando que, além do preço, a praticidade e até mesmo a indulgência são fatores decisivos nas compras dos brasileiros.

Mesmo com essa alteração, a pandemia de covid-19 também já tem gerado novas mudanças nos hábitos de consumo de boa parte dos brasileiros, devido aos impactos na renda e no desemprego – fatores que influenciam diretamente nas categorias de alimentos adquiridos. Essa interferência atingiu principalmente a classe média, uma vez que a maioria dos indivíduos dessa categoria não contou com o auxílio emergencial, distribuído pelo governo especialmente para os mais pobres. Desse modo, as compras foram freadas, e a busca por alimentos básicos continua sendo prioridade.

O consumo de produtos ultraprocessados (usualmente por conta do menor valor de venda e fácil acesso), práticos e snacks continuaram em ascensão, mesmo que práticas mais saudáveis tentem se sustentar entre a população. Os ultraprocessados também entraram na lista dos brasileiros, devido à busca por alimentos prazerosos, em meio a todo o estresse vivenciado, e à praticidade no preparo e armazenamento, uma vez que as pessoas querem evitar muitas idas às compras.

No entanto, com mais refeições caseiras e o surgimento de "novos chefs" nos lares brasileiros, os hortifrútis não foram esquecidos e estão mais incluídos nas listas dos consumidores e nas receitas! Neste ponto, uma nova preocupação surge: a higiene com os produtos. Consumidores estão optando cada vez mais por embalagens seguras e que garantam maior proteção dos HFs – especialmente nas classes mais altas.

 

 

 

Confira estas e outras informações sobre o perfil do consumidor brasileiro na edição de março da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
consumo de alimentos no Brasil
consumo de HF no Brasil
HF Brasil
impactos da pandemia no consumo
perfil do consumidor brasileiro
POF/IBGE
renda