Piracicaba, 17 – A hortifruticultura é o ramo da agricultura que mais emprega por hectare, o que evidencia sua forte importância no setor. E a produção brasileira de hortifrútis, realizada especialmente pela agricultura familiar, é bastante diversificada. Atualmente, são mais de 80 diferentes produtos sendo comercializados nas ceasas nacionais.
Desde o lançamento da Hortifruti Brasil, em 2002, a equipe busca ampliar as culturas abordadas em suas pesquisas. Atualmente, com 13 frutas e hortaliças sendo acompanhadas, pode-se dizer que a equipe analisa quase que diariamente o equivalente a 66% do volume total de HF's comercializado nas ceasas do Brasil em 2017 (tomou-se como base os dados do Programa de Modernização do Mercado Hortifrutigranjeiro, Prohort).
Na edição de setembro de 2017, nove culturas ainda não acompanhadas pela Hortifruti Brasil (abacate, abacaxi, alho, batata-doce, goiaba, maracujá, morango, pimentão e repolho) foram abordadas pela equipe. Essas culturas, somadas com as já analisadas pela Hortifruti Brasil, representam 79% do volume total de frutas e hortaliças comercializadas nas centrais de abastecimento nacionais.
Já nesta edição de abril, a equipe levantou dados de outras sete culturas: abóbora (incluindo a moranga), abobrinha, beterraba, caqui, coco, pepino e pêssego. Com isso, quase 87% do volume de HF's comercializado nas ceasas nacionais já tiveram espaço em nossas páginas!
As culturas desta edição e as analisadas em setembro passado são frutas e hortaliças com poucas informações agronômicas e econômicas disponíveis. Por isso, a equipe da revista entrevistou produtores e comerciantes destas culturas, com o objetivo de entender a dinâmica da produção e, sobretudo, os principais desafios e oportunidades de cada segmento.
Quer conferir as informações de cada uma delas? Acesse o conteúdo completo da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui. Quem sabe um desses produtos não pode ser seu próximo negócio?
Fonte: Prohort