Piracicaba, 13 – Abacate, abacaxi, alho, batata-doce, goiaba, maracujá, morango, pimentão e repolho são os HF’s que, somados aos que são pesquisados pela Hortifruti Brasil, têm faturamento anual de R$ 20 bilhões nas Ceasas (Centrais de Abastecimento) do País (média entre 2014 e 2016). E entender estes mercados, seus desafios e oportunidades é o objetivo da matéria de capa da edição de setembro.
Há muito para se entender dessas culturas porque, além da relevância econômica, há também a social, já que boa parte da produção vem da agricultura familiar. No entanto, há poucas pesquisas relacionadas a cada cultivo, dificultando o acesso à informação – tanto para aqueles que já produzem quanto para os que podem se interessar pela atividade.
Atualmente, a Hortifruti Brasil analisa 15 culturas (a de citros inclui laranja, lima ácida tahiti e tangerina), mas recebe demandas constantes dos leitores para pesquisar outros cultivos. Assim, esta edição descreve algumas características, como dinâmica de produção, desafios e oportunidades, de nove hortifrutícolas que ainda não são acompanhados periodicamente pela equipe Hortifruti/Cepea.
Acompanhe, nas próximas semanas, as publicações sobre estes diferentes cultivos em nosso site e redes sociais. Quem sabe um deles não pode ser seu próximo negócio?
A escolha destes produtos considerou aqueles que geraram, em 2016, as maiores receitas com as vendas de HF’s nas ceasas do Brasil, disponibilizadas pelo Programa de Modernização do Mercado Hortifrutigranjeiro (ProHort) – www.ceasa.gov.br
Fonte: hfbrasil.org.br