Piracicaba, 15 – Os pequenos mercados estão no foco do setor hortifrutícola. Além de opções para a produção em pequena escala, esses mercados ainda permitem um ganho por unidade cultivada superior às tradicionais frutas e hortaliças.
É por este grau de importância econômica – e também social – que, pelo terceiro ano consecutivo, a Hortifruti Brasil entrevistou produtores e comerciantes de pequenos mercados hortifrutícolas do País, no intuito de entender a dinâmica de produção, os principais desafios e oportunidades de seis culturas ainda não acompanhadas regularmente pelo projeto Hortifruti/ Cepea. São elas: ameixa, berinjela, brócolis, couve-flor, mirtilo e pitaia (ou pitaya).
Além dos pedidos dos leitores, tanto dos que já fazem parte do mercado quanto dos que desejam se inserir na atividade, outro critério de escolha dos seis produtos analisados nesta edição foram os HF's que geraram as maiores receitas com vendas nas Ceasas do Brasil, na média entre 2016 e 2018, com base em dados do ProHort (Programa de Modernização do Mercado Hortifrutigranjeiro). A escolha dos hortifrútis analisados nesta edição também se deu pelo potencial de crescimento desses produtos – todos recorrentes em receitas saudáveis –, os quais ainda podem gerar grandes oportunidades para diversificar os negócios de hortifruticultores.
Para saber detalhes sobre a produção destes HF's, confira a edição de abril da Revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.
Fonte: hfbrasil.org.br