Piracicaba, 1° – O consumo de frutas e hortaliças recuou no Brasil entre 2008 e 2018, como reflexo da economia mais fraca desde 2014 – que afetou o poder de compra da população – e das mudanças de hábitos do consumidor. Porém, com a pandemia, o preparo de refeições no lar, o auxílio emergencial e o apelo saudável sinalizaram uma retomada do consumo de hortifrútis frescos no País.
E estes e outros assuntos foram discutidos nesta quarta-feira, 31, em bate-papo ao vivo entre a HF Brasil e José Mauro de Freitas Jr, coordenador da POF/IBGE, e Nicole Rennó, pesquisadora de macroeconomia do Cepea/Esalq – USP, sobre o quanto a renda, a pandemia e os novos hábitos afetaram o perfil do consumidor brasileiro de HF. A troca de informações teve como base a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), do IBGE, que também é o tema da edição de março da revista Hortifruti Brasil.
Confira todos os detalhes no vídeo completo, que está disponível nos canais digitais da HF Brasil. É só clicar em um dos links a seguir: Facebook ou YouTube. E, para conferir a edição de março, clique aqui.
Para facilitar, confira uma lista com os principais tópicos abordados durante a live e o minuto em que eles aparecem no vídeo:
4’18 – Como funciona a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), do IBGE;
11’05 – Principais resultados observados quanto ao consumo de frutas e hortaliças entre as POFs 2008/2009 X 2017/2018;
19’49 – Impactos da renda, dos preços e das mudanças de hábitos no consumo de HFs e outros alimentos (redução dos produtos in natura e aumento da demanda por processados) nos últimos anos;
26’14 – Correlação entre o consumo mais frequente de frutas e hortaliças e as mudanças de hábitos da população;
28’51 – Como está a alimentação do brasileiro atualmente;
37’15 – Balanço de 2020 e perspectivas quanto ao consumo de HF em 2021, considerando-se o aumento dos custos de produção do produtor, o desemprego, o enfraquecimento da economia e a inflação dos alimentos;
56’43 – Considerações finais.
Fonte: hfbrasil.org.br