Piracicaba, 25 – Já parou para se perguntar o motivo da aversão de algumas crianças a verduras e legumes? Será que o problema seria apenas a palatabilidade? A psicóloga Jacqueline Blisset, professora da Universidade de Aston, na Inglaterra, e especialista em comportamento alimentar de crianças, respondeu essas questões, em reportagem publicada pela BBC Brasil.
Segundo ela, tal comportamento estaria relacionado à evolução da espécie humana e ao instinto de proteção, pois o homem pré-histórico associava os vegetais às plantas toxicas e desconhecidas, tanto pela cor quanto pelo sabor amargo. Ou seja: é verde? Melhor não comer!
Contudo, a psicóloga afirma que é difícil determinar se o problema está associado à evolução humana, a fatores ambientais ou questões genéticas. Isso porque, segundo ela, o principal problema da dieta atual das crianças estaria na insuficiência de vegetais e no excesso de açúcar e gordura.
Neste cenário, a influência social (de pais e pessoas próximas) tem grande peso na formação de bons hábitos alimentares nos primeiros anos de vida da criança. Então, que tal apresentar frutas e hortaliças a seus filhos desde cedo?
Fonte: BBC Brasil