Piracicaba, 10 – Você está no grupo de pessoas que higieniza todos os itens ao voltar das compras, temendo se infectar com o coronavírus? Pois um comunicado divulgado recentemente pela FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) e pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), com base em estudos e no consenso científico internacional, indica que a transmissão do vírus por alimentos ou por suas embalagens é muito improvável.
No documento oficial, a comissária da FDA, Janet Woodcock, afirmou que a covid-19 se trata de uma doença respiratória, que se espalha de pessoa para pessoa, diferentemente de outros vírus (como o norovírus) que podem ser adquiridos pela ingestão de alimentos contaminados. Neste sentido, as organizações argumentam que não há evidências de que a infecção ocorra pelo contato com embalagens ou pelo consumo de alimentos, já que a quantidade de vírus encontrada nas superfícies é muito baixa quando comparada ao volume necessário para causar uma infecção.
Destaca-se que, desde o início da pandemia, toda a cadeia de abastecimento (da produção à comercialização) tem seguido as recomendações de segurança e demais medidas sanitárias para evitar a propagação do vírus. E, do lado do consumidor, mesmo com essa "preocupação a menos", ainda é imprescindível adotar todas as medidas divulgadas pelos órgãos de saúde competentes, como higienizar frequentemente as mãos, manter um distanciamento seguro de outras pessoas, evitar aglomerações, não sair de casa se estiver com sintomas e, principalmente, utilizar máscara.
Fonte: Estadão Conteúdo