Piracicaba, 16 – Os principais estados produtores de morango no Brasil são Minas Gerais e São Paulo (66% do total). A colheita ocorre de 50 a 100 dias após o plantio, dependendo do clima e da variedade, e vai de junho a dezembro em São Paulo, e de maio a outubro em Minas Gerais. A produção mineira pode estender até dezembro no caso de cultivo protegido. O clima ideal é seco e ameno, com grande amplitude térmica e obrigatoriedade de irrigação por aspersão ou gotejamento.
O retorno financeiro é distinto nos meses de colheita: nos primeiros períodos, os preços são bastante elevados, mas, no final da temporada, chegam a ficar inferiores ao custo de produção. Ainda assim, os preços nos primeiros meses compensariam a forte queda no encerramento da safra.
Por ser uma cultura com custos altos, a contratação de um grande número de funcionários se torna pouco vantajosa devido às legislações trabalhistas, o que favorece a agricultura familiar. Produtores também consideram que um bom preço médio ao longo da safra é um desafio, dadas as variações expressivas nos preços. Lidar com o clima é cada vez mais difícil, principalmente pelo fato de o morango ser bastante sensível e devido à falta de informação sobre o manejo da cultura.
Mais informações sobre o cultivo de morango (e de outros oito produtos) estão na edição de setembro da Hortifruti Brasil. Confira o conteúdo completo, aqui.
Fonte: hfbrasil.org.br