Piracicaba, 20 – Os principais estados produtores de pimentão no Brasil são Minas Gerais, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pernambuco (87% do total). É possível produzir pimentão o ano todo, mas ele se desenvolve melhor em clima seco e ameno, com irrigação. O solo deve apresentar boa drenagem, pois, quando encharcado, pode resultar em apodrecimento das raízes. Esta hortaliça pode ser produzida em campo aberto ou em estufas, e cada um desses locais exige tratos culturais específicos, geralmente necessitando de elevada quantidade de mão de obra.
A rentabilidade, por sua vez, costuma ser positiva – mas varia muito. Apesar dos preços relativamente altos, o custo de produção também é elevado, exigindo boa gestão da produção, visto que a demanda é bastante impactada pelos preços praticados no mercado.
A falta de agroquímicos registrados é o principal desafio para esta cultura. Em muitos casos, irregularidades quanto ao teor de resíduos ocorrem devido à ausência de produtos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e não necessariamente do mau uso de agroquímicos. Além disso, a falta de mão de obra disponível é um limitante, bem como o pequeno número de pesquisas a respeito da cultura. Por ser uma hortaliça com vida pós-colheita reduzida, as perdas são bastante elevadas.
Mais informações sobre o cultivo de pimentão (e de outros oito produtos), estão na edição de setembro da revista Hortifruti Brasil. Confira o conteúdo completo, aqui.
Fonte: hfbrasil.org.br