Piracicaba, 18 – Segundo o Ministério do Turismo, o "Turismo Rural" é caracterizado pelo conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade. Frutiturismo seria, então, a expressão dessas atividades no interior de uma propriedade direcionada à produção de frutas.
Este é o tema da edição de julho da revista Hortifruti Brasil, que apresenta exemplos do que deu certo e também quais são as principais diretrizes para a construção de um frutiturismo sólido e de sucesso. Para isso, a prática do Turismo Rural deve ser norteada por dois princípios: experiência do consumidor e marketing de engajamento.
No primeiro caso, a visita à propriedade fruticultora pode mexer com a memória afetiva do consumidor, no sentido de incentivar lembranças e/ou recordações e de gerar uma "nova vivência". Já no segundo, partindo do princípio de que o objetivo é a geração de experiências positivas para o consumidor por meio da interação do homem-natureza e da aproximação com a produção de frutas, usa-se o marketing de engajamento para envolver as pessoas de forma duradoura e criar interações com significado na "vida do campo".
Entenda estes dois princípios, em detalhes, clicando aqui.
Fonte: hfbrasil.org.br