Piracicaba, 21 – A Secretaria de Agricultura do município de Ribeirão Branco (SP) criou o Programa P+Alimentos, uma iniciativa de caráter social que direciona recursos recebidos do governo federal para assistir agricultores familiares do município. E a ação não para por aí! Os alimentos produzidos por eles são, posteriormente, comprados pela prefeitura e doados a grupos sociais em situação de vulnerabilidade.
Desde o lançamento, em 30 de julho de 2022, os investimentos já somam mais de R$ 217 mil, o que torna este o maior programa voltado à agricultura familiar no munícipio. A previsão é que o programa P+Alimentos se estenda até junho de 2023, mas já é planejado o início de uma nova edição do projeto em julho deste ano. Até o final de 2022, mais de 25 toneladas de alimentos já haviam sido distribuídas às famílias de Ribeirão Branco, e também dos distritos municipais de Itaboa e Campina de Fora. A estimativa é que até o final do programa sejam doadas aproximadamente 54 toneladas de alimentos, beneficiando mais de duas mil famílias com a cestas verdes doadas – compostas principalmente por frutas e hortaliças –, além de garantir renda a 33 produtores da região com a compra garantida das mercadorias produzidas por eles.
O alcance do programa não se restringe somente as famílias vulneráveis. Gestantes do sistema público de saúde também foram beneficiadas por meio de uma parceria com a unidade de Saúde Municipal.
O projeto vai além de garantir comida à população e a subsistência dos produtores. A Secretaria de Agricultura oferece suporte aos agricultores por meio de visitas periódicas de um engenheiro agrônomo, que é responsável por atribuir maior eficiência a produção.
Para conhecer mais sobre o programa, clique aqui.
Fonte: hfbrasil.org.br