Piracicaba, 02 – Que tal ajudar o meio ambiente e, de quebra, receber frutas e hortaliças frescas em troca? Pois esta é a proposta do programa Moeda Verde, que tem sido realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em Santo André (SP), e já beneficia mais de 65 mil pessoas.
Nesta iniciativa, a comunidade pode trocar cada 5 quilos de seu lixo reciclável por 1 quilo de hortifrútis frescos da época, obtidos no Banco de Alimentos e na Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). A ação acontece a cada 15 dias, em um dos 14 núcleos do projeto – que estão espalhados em diversas regiões da cidade. Assim, além de beneficiar a alimentação da população local, tornando-a mais saudável, o projeto estimula o descarte correto de lixo, colabora com as cooperativas de reciclagem da região e ainda conscientiza quanto ao combate ao desperdício de alimentos.
Além de Santo André, outros municípios já adotaram iniciativas semelhantes, como Guarujá (SP), Curitiba e Ponta Grossa (PR), além de Gravatá (PE). Será que o projeto pode se espalhar pelo Brasil?
Fonte: thegreenestpost.com e semasaccs.wixsite.com