Piracicaba, 11 – A busca por um estilo de vida mais saudável tem impulsionado o consumo de proteína à base de vegetais. Segundo relatório do FMI (Food and Marketing Institute), 73% dos consumidores norte-americanos já têm optado por alimentos com proteína baseada em vegetais ao invés de animal, mesmo que eventualmente.
Conforme o estudo, essa troca é mais comum entre pessoas das gerações Y e Z (83%) e em lares com crianças (81%). Ainda, a pesquisa avalia que a opção pela proteína vegetal, normalmente, está relacionada ao engajamento do consumidor com outras tendências de consumo – como a busca por alimentos orgânicos e por compras on-line ou diretamente de agricultores locais.
Temas como saudabilidade, valorização da produção local, influência dos orgânicos e consumo tecnológico, inclusive, estiveram entre os tópicos analisados na edição de março da revista Hortifruti Brasil, sobre as principais tendências de consumo de alimentos para este e os próximos anos. Na ocasião, um estudo da consultoria Kantar Worldpanel também destacou o crescente avanço das dietas semi-vegetarianas – que acaba elevando a participação dos vegetais em detrimento da proteína animal na alimentação.
Essa tendência objetiva um envelhecimento saudável e a preservação da saúde holística – sendo, inclusive, um fator que pode impulsionar o setor de HF's!
Fonte: hfbrasil.org.br e thepacker.com