Piracicaba, 26 – O volume de chuvas esperado para o interior do Nordeste, neste verão 2017/18, não será suficiente para ajudar na regularização dos mananciais e na recuperação das condições hídricas dos solos (já afetados pelo longo período seco). Em função disso, produtores de hortifrutícolas da região do semiárido ainda enfrentarão desafios ao longo de 2018.
Mesmo que chova dentro da normal climatológica neste verão no Nordeste, o baixo nível atual dos reservatórios indica que a restrição de água para irrigação deverá continuar preocupante em 2018, limitando os investimentos em HF's em diversas regiões.
Nas demais, Sudeste, Centro e Sul, pelo menos para o verão, as reservas hídricas são adequadas para a irrigação dos hortifrutícolas. No entanto, a época típica de verão, com chuvas em abundância em alguns períodos, pode impactar na produtividade, qualidade e no calendário de plantio e colheita. A exceção, neste ano, pode ocorrer no extremo Sul do País, onde a probabilidade da influência do La Niña (mesmo que fraca) pode reduzir as chuvas.
Quer saber mais sobre como deve ser o clima no Brasil em 2018 e como poderá influenciar na produção de HF's? Confira o conteúdo completo, na edição de fevereiro da Revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.
Fonte: hfbrasil.org.br