Piracicaba, 11 – Frutas e hortaliças são amplamente comercializadas em todo o mundo e fazem parte das refeições diárias da população. Mas, quais fatores realmente influenciam o consumidor ao comprá-las?
Segundo o relatório de tendências da Fruit Logistica (06 a 08/02) para 2019, "Surprises in Store", a decisão do cliente ao optar por determinada fruta ou hortaliça está fortemente relacionada à qualidade do produto (59% dos entrevistados) – sendo este quesito responsável por cerca de 33% da satisfação total do consumidor, acima de variedade, disponibilidade, apresentação e preço. Além disso, 47% das pessoas avaliadas estão dispostas a pagar mais para obter produtos diferenciados.
Desta forma, a busca por mercadorias com qualidade exigirá – ainda mais – das cadeias produtivas e de valor. Mas, será fácil seguir a tendência? O grande desafio, conforme o relatório, será conciliar a exigência do alto padrão de qualidade das frutas e hortaliças, juntamente com a vantagem comercial (tão almejada por produtores e comerciantes), para atender a um consumidor bem mais exigente e manter um bom ritmo de vendas.
Fonte: abrafrutas.org