Piracicaba, 13 – Que o avocado se tornou o queridinho dos adeptos da alimentação saudável, não é novidade! Mas a fruta ganha ainda mais destaque em determinadas ocasiões, como durante o Super Bowl – final do campeonato de futebol norte-americano e um dos eventos com maior audiência dos Estados Unidos –, onde costuma ser utilizada como ingrediente de receitas e recheio de snacks, consumidos durante a partida.
Ocorrido no dia 04 de fevereiro, o evento não só impulsionou a demanda pela fruta, como garantiu à empresa mexicana "Avocados do México", o título de campeã de menções nas redes sociais Twitter e Instagram. Conforme notícia publicada pelo portal Adweek, o nome e o logo da companhia foram mencionados 83.132 vezes durante a partida – devido aos anúncios publicitários exibidos durante os intervalos. Seria o avocado, o novo protagonista do Super Bowl?
Para o México, maior produtor de avocados do mundo em 2016, segundo o ranking da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), o cenário realmente foi mais positivo neste ano! Conforme notícias publicadas pelo Fresh Plaza, empresas locais teriam registrado aumento de até 50% na procura pela fruta, a partir da segunda semana de janeiro – justamente para atender à demanda dos organizadores do evento.
Somente no estado de Michoacán (onde é produzida a maior parte dos avocados enviados aos EUA), as vendas teriam aumentado 22,2% em relação à temporada do Super Bowl de 2017, totalizando 110 mil toneladas. Ainda segundo o Fresh Plaza, de todo o volume enviado aos EUA em janeiro, 93% seria proveniente do México, 3,6% da Califórnia, 2,7% da República Dominicana (segundo maior produtor mundial) e 0,7% do Chile.
Fonte: Fresh Plaza, Adweek e FAO